Maria Antonieta Vianna

Maria Antonieta Vianna, conhecida na vida artística como Maria Caetana, nasceu em uma família de artistas no Ceará em 1917.

Filha dos atores Renato Vianna e Cirene Tostes (Elita Vianna) e irmã do ator Ruy Vianna, Maria Caetana era atriz e bailarina clássica, que iniciou sua carreira ainda adolescente.

Sua estreia nos palcos ocorreu em Niterói, no Rio de Janeiro, em uma festa oferecida por acadêmicos ao seu pai. Logo após a apresentação, a artista anunciou que adotaria o pseudônimo Maria Caetana, em homenagem ao ator João Caetano, filho daquela cidade.

A atriz esteve no Recife como integrante da Companhia Renato Vianna e seu teatro, que levou a peça “Deus” ao palco do Teatro de Santa Isabel no dia 26 de março de 1938. Ao fazer a crítica do espetáculo, o “Diario da Manhã” tece o seguinte comentário sobre Maria Caetana: essa menina intelligente, possuidora de impressionante delicadeza – revelou-se em “Sonia” uma “ingenua dramática” extenuante de sensibilidade, de calor interpretativo.

Por ocasião dessa temporada no Recife, Maria Caetana foi fichada pela DOPS/PE, assim como seu irmão, Ruy Vianna, e outros integrantes da Companhia, como as atrizes Maria Lina e sua filha Suzana Negri.

Depois da morte de Renato Vianna em 1953, Maria Caetana abandonou a carreira de atriz. Passou seus últimos anos de vida entregue a práticas místicas, vindo a falecer em 1974.

 

Compartilhe: