Sobre as obras

As obras artísticas apresentadas pelo projeto O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos foram selecionadas a partir da realização de uma convocatória, lançada após a disponibilização neste site dos resultados e reflexões gerados pela pesquisa desenvolvida.

 

Convocamos interessados em criar trabalhos inéditos a partir do fichário da DOPS/PE e do projeto O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, tendo em vista suas plataformas específicas de produção e publicação: seu site, suas páginas nas redes sociais e/ou seu catálogo. Assim, a convocatória esteve aberta a quaisquer criações que, pensando o fichário ou questões a ele correlatas, poderiam se dar nesses espaços.

 
Ao convidar artistas a pensar crítica e sensivelmente dimensões históricas, culturais, políticas e sociais que atravessam ou tangenciam a história desse fichário da DOPS/PE e dos sujeitos, práticas e espaços por ele mapeados, dentre outras questões afins, tínhamos como objetivo ampliar o esforço de pesquisa do projeto, lançando luz  uma movimentação ocorrida no campo das artes e do entretenimento no Recife das décadas de 1930, 1940 e 1950.

 

Entre as quarenta e quatro propostas inscritas e originárias de diferentes estados do país, três trabalhos foram selecionados. O desenvolvimento dos projetos artísticos foi acompanhado pela equipe curatorial de O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, visando a potencialização das propostas artísticas em todos os seus aspectos e a elaboração de ensaio sobre os trabalhos realizados.

 

Compartilhe: