Teatro de Santa Isabel

MCR_STA_ISABEL

Planta do Museu da Cidade do Recife.

O Teatro de Santa Isabel foi inaugurado em 1850, com projeto assinado pelo ilustre engenheiro francês Louis Léger Vauthier, por determinação de Francisco do Rego Barros, mais conhecido como Conde da Boa Vista, então presidente da província de Pernambuco. Passou a receber várias companhias de teatro e ópera – especialmente europeias. Na República Velha, o Teatro passou a ser visto como símbolo do Império, deixando de ser foco de políticas públicas. Em 1906, foi instalado um projetor cinematográfico, elogiado pelos jornais da época como o melhor da cidade.

No século XX, continuou a receber várias companhias de operetas europeias – cujos elementos tornavam-se suspeitos à polícia, a exemplo de Abele di Angeli – mas passou também a ser ocupado por importantes companhias brasileiras de teatro, que com o apoio do Serviço Nacional de Teatro (SNT), órgão criado em 1937 e vinculado ao Ministério da Cultura, realizaram diversas turnês pelo País. Para alguns desses grupos, como aponta o anúncio da Companhia Renato Vianna e seu teatro, o apoio do SNT era visto como algo auspicioso. Para outras trupes, a exemplo do anúncio da Companhia de Comédias Mesquitinha, dirigida por Olímpio Bastos, o incentivo do órgão era percebido como uma forma de controle da produção teatral. Opiniões à parte, a presença de artistas teatrais que cumpriram temporada no Teatro de Santa Isabel no fichário produzido pela DOPS/PE é uma constante.

Programas de espetáculos que cumpriram temporada no Teatro de Santa Isabel no período compreendido por esta pesquisa foram encontrados no acervo do Centro de Documentação Osman Lins/Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo e estão disponibilizados neste site.

Compartilhe: