Maria Anunciada do Rego Barreto

Maria Anunciada do Rego Barreto, conhecida na vida artística como Lenita Lopes, nasceu em Pernambuco em 1912.

Atriz, no início dos anos 1930, quando integrante do grupo teatral Gente Nossa, conheceu o ator pernambucano Barreto Júnior, com quem se casou em 1932. Para o ator, o nome de Maria Anunciada não soava bem, por isso trocou-o por Lenita Lopes.

Por essa mesma época, Barreto Júnior criou sua primeira companhia, composta pelo casal e outros atores. Depois de algum tempo, o grupo se desfez. No início dos anos 1940, o ator criou outra companhia com seu nome, com a qual excursionou pelo país. Lenita Lopes, claro, era a primeira dama da Companhia Nacional de Comédias Barreto Júnior.

Embora na ficha produzida pela DOPS/PE a respeito da atriz, não conste a data exata em que seu registro ocorreu, é provável que tenha sido em setembro do ano de 1940, durante temporada da Companhia de Comédias Jayme Costa.

O “Diario da Manhã” noticia, por ocasião da estreia desse espetáculo, que Lenita Lopes também se apresentou com a companhia de Barreto Júnior no Teatro de Santa Isabel com a peça “A flor da família”.

 

Compartilhe: