Uyara Marques
Uyara Marques (ou Santinha Marques), conhecida na vida artística como Uyara de Goyaz, nasceu em Goiás em 1918.
Nasceu em uma família de artistas da cidade de Goiás, antiga capital do estado, hoje conhecida como Goiás Velho, onde seu irmão Octo Marques se destacou como artista plástico. Em texto sobre o pintor e gravurista, a pesquisadora Maria Augusta Calado de Saloma Rodrigues dedica algumas palavras a Uyara: De bela e expressiva voz cristalina, possuía uma interpretação de extrema graciosidade e brejeirice alicerçada no aprendizado da marcação do teatro.
Em 1939, a revista “Carioca” publicou uma matéria na qual narra detalhes de sua história, entre os quais, o fato de que Uyara pertencia à etnia Carajás. Segundo a matéria, Uyara iniciou a carreira de cantora ainda muito jovem, em sua terra natal. Depois de algum tempo, passou a se apresentar em outros estados brasileiros. A propósito da recepção do público carioca, quando de sua passagem pelo Rio, a revista destaca ser Uyara
Uma cantora brasileira, com cantigas de gente nativa, que pareciam estranhas aos próprios brasileiros da cidade, mas que na verdade, lhe acordavam sentimentos que ele tinha sem saber. Música que ele já conhecia sem nunca ter ouvido. Ritmos de maracás nunca aprendidos, melopéias tristes de uma raça que tinha adormecido no sangue e acordava ao chamado daquela voz que vinha da mata. (…) Seu canto tem aquela beleza nativa, ainda, do tempo em que cantava de tardinha, trepada nas pedras, na beira do rio Cambaúba, quando punha uma tristeza no peito de toda aquela gente que a ouvia de longe.
Apesar da ênfase colocada pela revista no universo musical indígena, o repertório de Uyara de Goiaz na época incluía valsas, marchas e sambas.
A artista foi fichada pela DOPS/PE em junho de 1938, ocasião na qual cantou na inauguração do Grande Hotel. Nos dias que seguiram, Uyara de Goiaz continuou em cartaz no grill room do Grande Hotel e também realizou apresentações no Teatro de Santa Isabel e no Clube Português. Algum tempo depois, em 1940, a cantora foi contratada para trabalhar na Festa da Mocidade, na Exposição Nacional de Pernambuco e na Radio Club de Pernambuco.
Uyara de Goiaz faleceu em Londres, na Inglaterra, em 1993.
Diário da Manhã (PE) 03.07.1938 Apeje / Cepe
Diário da Manhã (PE) 21.07.1938 Apeje / Cepe
Carioca 11.02.1939 BNDigital
Carioca 11.02.1939 BNDigital
Compartilhe: