Magdalena Giamarelli de Mejia

Magdalena Giamarelli de Mejia, conhecida na vida artística como Lydia Campos (ou Lidia Campos), nasceu em Rosário, na Argentina, no dia 27 de março de 1903.

Em 1925, já em Buenos Aires, foi escolhida na última hora para substituir a vedete principal de um espetáculo do qual participava até então sem grande destaque. No final dos anos 1920, veio para o Brasil, onde alcançou certo cartaz trabalhando no teatro de revista e se apresentando como cantora de tango em cabarés e dancings por todo o país.

Em terras brasileiras, Lydia Campos era anunciada como a Musa do Tango ou la Reina del Tango, tendo gravado vários discos entre o final dos anos 1920 e o início dos anos 1930. De seu repertório, faziam parte tangos populares, vários deles já consagrados por Carlos Gardel, entre os quais foram gravados por ela “Caminito”, “Noche de reyes” e “Esta noche me emborracho”.

Descrita pela imprensa como graça personificada, espírito alegre, criatura viva, corpo digno de uma apoteose final, Lydia Campos era dotada de traços expressivos que, realçados pela forte maquiagem usada pela artista, lhe conferiam certa tragédia ao olhar, condizente com sua personagem de cantora de tango.

Em novembro de 1937, ao ser fichada pela DOPS/PE, Lydia Campos informa estar em temporada no Imperial Casino, local onde também estava hospedada.  Não foram encontradas maiores informações sobre a estada da cantora no Recife.

Na época, corria o boato de que, ao se apresentar na Argentina, onde não gozava de grande prestígio, Lydia Campos tornava-se Mariak de Mendonça, a Soberana da Canção Brasileira, interpretando sambas e marchas do Brasil. Porém, a cantora negava veementemente tais acusações.

 
Para ouvir Lydia Campos

No site do Instituto Moreira Salles, estão disponíveis algumas gravações de Lydia Campos, entre as quais o tango “Che papusa oi!”, de Gerardo Matos Rodríguez e Enrique Cadícamo, registrado por ela no final dos anos 1920.

http://bit.ly/1CGafAd

 

Para ver Lydia Campos

Lydia Campos aparece aos 00:51:54 no seguinte vídeo:

http://bit.ly/1KaSvzq

Trata-se de um trecho do filme norte-americano “Way of a gaucho”, de 1952, no qual Lydia Campos interpreta a personagem Tia María.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: