Alice Zivicher Stauber

Alice Zivicher Stauber, conhecida como Miss Baby, nasceu em Viena, Áustria, no dia 16 (ou 22) de maio de 1922.

Miss Baby era cantora. Chegou ao Brasil em 1º de Junho de 1940, aos 18 anos, com sua mãe, Joanna, e seu padrasto, Rudolf (ou Rodolfo ou Ralph) Stauber, com quem desembarcou do navio “Jamaique” no Porto de Santos, obtendo visto de residência permanente.

Por volta de 1944, veio para Recife a trabalho, como artista ou cantora do Grande Hotel. No prontuário individual 9635, aberto em fevereiro de 1945 pela DOPS/PE a respeito da artista, seu estado civil aparece de diferentes maneiras: no campo formal do formulário de seu Registro Geral, estava a informação “solteira”; no alto da mesma página, estava indicado “casada com o maestro Rodolfo Stauber – também prontuariado, sendo este, na verdade, seu padrasto. À DOPS/PE, Miss Baby relatou ter deixado a Áustria com seus pais em 1938, após o plebiscito que anexou a Áustria à Alemanha. Alegava que não simpatizava com a Alemanha. Aparentemente, ela foi investigada sob suspeita de colaboracionismo, o que foi descartado, dada sua situação de refugiada.

A edição da revista “Carioca”, de 08 de maio de 1943 declarava que Miss Baby representava o melhor espírito norte-americano made in U.S.A no repertório musical e no quesito pontualidade. Artista exclusiva da Rádio Tupi na época, era apresentada como apaixonada pela natureza carioca – das praias à Floresta da Tijuca. Em outro número da mesma revista, veiculado no ano seguinte, era apresentada com o prefixo da sua personalidade, a faixa branca no cabelo, e propagandeada como um pedaço de Mississipi nos céus do Brasil. Na verdade, segundo a revista, a faixa era uma homenagem aos negros cultivadores de algodão, de cabeça branquinha, como se eu fosse um lenço alvo, acenando no negrume dos séculos.

Quatro anos depois de ter chegado ao país, em dezembro de 1944, Miss Baby apresentou-se no Teatro de Santa Isabel, acompanhada da Orquestra de Jazz da P.R.A.8, na U.S.O. e na Legião Brasileira de Assistência. A chamada Rainha do Swing estrelou a noite de réveillon de gala do grill room do Grande Hotel, o lugar mais elegante da cidade, segundo propaganda no “Diario de Pernambuco”, além de ter se apresentado também no Teatro de Variedades da Festa da Mocidade, em janeiro de 1945. No “Diario da Manhã”, o nome de Miss Baby consta ainda da programação da Rádio Clube nos dias 29 e 31 de dezembro de 1944 em um horário ofertado por Fratelli Vita.

 

Compartilhe: