Yolanda Rodhes Costa

Yolanda Rhodes Costa, conhecida na vida artística como Iolanda Rodes, nasceu no Rio de Janeiro entre 1904 e 1905.

Foi fichada pela DOPS/PE quando esteve no Recife em 1941 para realizar única apresentação no Teatro de Santa Isabel. Segundo seu depoimento, Iolanda informou ser formada em Química. Com formação musical lírica, tornou-se conhecida como cantora folclorista.

Quando de sua passagem pelo Recife, o “Diario da Manhã” destacou que Iolanda se dedicava a interpretar melodias que falam em sacis-pererês, em caboclas bonitas, assuntos prediletos dessas músicas que formam o grande repertório folclórico do país.

Iolanda Rodes realizou apresentação Teatro de Santa Isabel cantando um repertório composto por músicas como “Funeral de um rei nagô”, de Hekel Tavares e Murilo Araújo, “O barulho da piracema”, de Myrthes do Vale e Antônia Bastos e “Cablôca cheirosa”, de Valdemar de Oliveira e Raimundo Brito, dentre outras músicas do cancioneiro pernambucano, de autoria de Capiba e de Olegário Mariano. A artista também aproveitou sua estada na cidade para trabalhar na Radio Club de Pernambuco e na Festa da Mocidade.

Sobre seus esforços para divulgar a música brasileira no exterior, a folclorista disse na época ao “Diario da Manhã” que tal propaganda era bem difícil de fazê-la com êxito. Argumentava que a Europa, mesmo antes da guerra, seguia desconhecendo geograficamente o que somos.

 

Compartilhe: