Karl Jurisberg
Karl ou Charles Jurisberg era conhecido no meio artístico como Charles Aronoff. Nasceu na Estônia entre 1906 e 1907. Ao chegar no Brasil, portava nacionalidade finlandesa.
Charles Aronoff chegou ao Recife em 04 de agosto de 1932, com a famosa Companhia de Revistas e Sainetes Lyson Gaster, pelo vapor Itaquicé, para reabrir as portas do luxuoso Cine Teatro Moderno depois de sua reforma. Segundo o “Diario da Manhã”, para início de suas representações theatraes, o Moderno se entendeu com a Companhia Lyson Gaster que (…) além de interessante repertório de revistas e operetas, possue escolhido elenco para o gênero, destacando-se Lyson Gaster (…) os bailarinos Charles Aronoff e Maria Amélia e disciplinado corpo de côros e bailes.
A companhia prosseguiu em temporada no Cine Teatro Moderno ao longo de agosto, com muito sucesso, segundo o mesmo “Diario da Manhã”, que no dia 20, tece o seguinte comentário: O conjunto artístico desde a primeira representação agradou ao público e as enchentes vêm se repetindo todas as noites, o que está assegurando à companhia uma temporada realmente victoriosa. Ainda nessa edição, o jornal destacou que a companhia mereceu os aplausos do coronel interventor no estado por sua apresentação da sainete-farça “Via Láctea”. E registrou, em outra matéria, que a Companhia Lyson Gaster tomaria parte em uma festa artística em benefício da Maternidade do Recife organizada pelo barítono Arthur Almeida.
Em meados de setembro do mesmo ano, Charles Aronoff fez a direção artística de números de danças apresentados no Taco de Ouro, cassino cabaré localizado no Bairro do Recife. Em nota veiculada pelo “Diario de Pernambuco” no dia 19 daquele mês, intitulada de “Troupe Lilian Gaster”, afirma-se: Tem sido muito aplaudido esse conjunto artístico de bailarinos e sapateadores que pertenceu á Companhia Lyson Gaster. Sob a direção do famoso bailarino Charles Aronoff, as exibições dessa troupe no Casino Taco de Ouro têm agradado muito, dadas as novidades que são apresentadas.
Essa contratação de Charles Aronoff e de algumas girls da referida Companhia pelo Taco de Ouro tornou-se o pivô de um caso policial. Ao saber que parte do elenco se desvincularia da Lyson Gaster para permanecer no Recife com outro espetáculo, o empresário teatral A. Viviani denunciou Aronoff como caftem. O bailarino foi detido para averiguações pela, então, Secção de Ordem Política e Social (transformada, em 1935, em Delegacia) no dia 29 de agosto de 1932, por motivo de ‘ORDEM PÚBLICA’, conforme consta no Registro Geral do prontuário individual 1824, aberto a respeito de Aronoff e preservado ao longo dos anos nos arquivos da DOPS/PE.
Em carta dirigida ao Secretário de Segurança Pública, sem data ou assinatura, e registrada conforme os termos da lei, Charles Aronoff se defende e pede proteção à secretaria para ele e para as demais artistas. Alega estar sofrendo ameaças do empresário da companhia Lyson Gaster. E explica que a denúncia teria sido motivada pela insatisfação com o fato de que ele e outras integrantes da companhia permaneceriam no Recife fazendo uma temporada em um cassino por um melhor salário. Argumenta ao secretário que está exercendo apenas seu ofício de artista e pede à polícia que considere a situação e proteja não só as meninas que aqui ficam a fim de ganharem a sua vida pela forma honesta aplicada por todo aquele que labuta para sua manutenção.
Anos depois, a indisposição da companhia de Lyson Gaster para com Charles Aronoff se dissipou e eles voltaram a se apresentar no Recife em 1938, dessa vez como Companhia de Teatro Musicado Lyson Gaster. Nessa ocasião, porém, Aronoff atuava não mais como bailarino, mas sim como diretor coreográfico do corpo de bailados de lindas e ensaiadas girls. Em março daquele ano, Lyson Gaster e sua trupe se apresentaram no Teatro de Santa Isabel. Segundo o “Jornal Pequeno”, há pelo menos 10 anos, a companhia circulava pelo país com espetáculos de qualidade, onde o gênero que explora diverte muito, não tendo pornographia, nem obscenidades. Não tendo celebridades, traz, porém, um elenco afinado e um repertório de comédias musicadas.
Prontuário Individual 1824 Registro Geral - Doc 01 Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Registro Geral - Doc 02 Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 03 Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 04 Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 05 - Frente Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 05 - Verso Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 07 Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 08 - Frente Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 08 - Verso Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 09 Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Individual 1824 Doc 10 Fundo DOPS/PE - Apeje
Compartilhe: