Urano Filmes

urano_filmes_cartao

Prontuário Funcional 7719. Fundo SSP-DOPS/PE. APEJE

A Urano Filmes foi uma produtora e distribuidora cinematográfica de filmes nacionais que atuou na década de 1940 na capital pernambucana. Como outras empresas similares, foi acompanhada pelos órgãos de repressão estatais devido a força propagandística que o cinema possuía. As investigações na empresa, no entanto, não parecem ter rendido muito: no prontuário da DOPS/PE, encontra-se apenas um cartão de visitas de U. Leite, na verdade o advogado Uraquitan Bezerra Leite, segundo os jornais da época.

A Urano teve como diretor técnico o cineasta Firmo Neto, que também atuou na Companhia Meridional Films, igualmente prontuariada pela polícia pernambucana e presente neste Obscuro Fichário. Segundo Firmo, em carta enviada ao “Diario de Pernambuco” em 11 de agosto de 1971, a Urano foi de efêmera duração, tendo sido fundada a partir do equipamento comprado da recém-extinta Meridional.

Em 1947, a Urano exibiu a reportagem filmada “O Carnaval do Recife de 1947”, em grandiosa matinal no Teatro do Parque. No filme, são exibidas imagens de bailes dos clubes Português, Internacional, Náutico, Sport, Atlético, Ciclista, assim como os bailes infantis do Náutico e Português, e o corso e o frevo de rua em todos os seus mínimos detalhes (“Diario da Manhã” de 05 de julho de 1947). Os diretores da Urano eram, na época, Antônio e Marialdo Maranhão.

A Urano participou de cerimônias públicas, como o 4º revezamento do “Fogo Simbólico” em 1944 (prova que saiu da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, em direção ao Parque Treze de Maio). Participou também de reunião com o interventor federal em 1947, juntamente com pessoas como Edgar Altino.

 

Compartilhe: