Zygmund Turkow

Zygmund Turkow nasceu em Varsóvia, Polônia, no dia 04 de novembro de 1896.

Era ator, diretor e escritor para teatro e cinema, sendo conhecido desde o período anterior à Segunda Guerra Mundial por sua atuação em filmes judaicos, sendo ele próprio dessa origem. Fez seus estudos normais e teatrais em sua terra natal, em centros da comunidade judaica polonesa. Atuou também como redator de uma revista especializada e como professor de dramaturgia. Fugiu da Polônia pouco tempo depois da invasão alemã em 1939, chegando no ano seguinte ao Brasil, onde viveu até 1952, quando seguiu para Israel. Foi cofundador do Teatro Nacional Brasileiro em 1940. Ficou conhecido como um dos membros da turma da Polônia, que incluía Zibgniew Ziembinski – famoso pela direção de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues – Irena Stypinska ou Eichlerówna, e Boguslaw Samborski, além da jovem Rose Turkow, esposa de Zygmund.

A maior parte das informações contidas no prontuário individual 9361, aberto pela DOPS/PE a seu respeito, está relacionada a viagens realizadas por Zygmunt e Rose enquanto residiram no Recife. Chegaram à cidade em 05 de novembro de 1941, por navio, residindo no Palace Hotel, e cerca de um mês depois viajaram para Salvador, capital da Bahia. Passado um mês, retornaram ao Recife, fazendo estadia no Hotel Glória e depois em apartamento na avenida Conde da Boa Vista. Segundo o prontuário, é israelita e viveu sempre aqui nos meios judaicos. Artista teatral e ensaiador, tomou parte em vários espetáculos da colônia israelita do Recife. Ultimamente era ensaiador do Teatro de Amadores. Em 1944, seguiu viagem para o Rio, quando acabam as informações do prontuário.

Consta que Turkow fez uma turnê de dois anos por comunidades judaicas da América Latina, no início da década de 1930, passando inclusive por Recife. Em 1941, após temporadas em Buenos Aires, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, onde apresentava peças em ídiche, Turkow voltou com sua esposa à capital pernambucana. Presos na cidade em função de um suposto bloqueio das vias marítimas por submarinos, foram acolhidos pela comunidade judaica local e pelo Círculo Cultural Israelita, que fez contato com o Centro Dramático de Amadores, onde lecionaram e dirigiram espetáculos por três anos.

Da sua estadia em terras pernambucanas, consta que dirigiu e protagonizou a peça ídiche “Towie e o leiteiro” – de Sholem Aleichem, apresentada em 1942 no Teatro de Santa Isabel, com participação de Rose Turkow no papel de uma de suas filhas e elenco totalmente composto por pessoas da colônia judaica. No cartaz da peça, era propagandeado como famoso ator, que se apresentaria em única oportunidade

Alguns anos depois, em novembro de 1943, o “Diario de Pernambuco” publicou um texto de Manuel Markmann no qual era propagandeada a presença de Turkow, um grande intérprete teatral […] notável dirigente do antigo e não menos famoso Teatro Clássico de Varsóvia, e falava também de suas atuações no cinema, na Sociedade de Autores Teatrais (Varsóvia). Em 1944, Turkow é chamado por Waldemar de Oliveira para trabalhar na peça “A comédia do coração”, encenada pelo Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), espetáculo que acabou por ser diretor, cenógrafo, figurinista e iluminador, com grande sucesso, que fez circular por outras capitais do Nordeste.

Sua fama de dramaturgo ainda se espalhou no Recife, com anúncio da publicação da tradução de “O Sanatório Medem”, de sua autoria, por David Passeberg, elogiada por Waldemar de Oliveira no “Jornal Pequeno”. Um jornalista do “Diario de Pernambuco” consultou Turkow e Nelson Rodrigues sobre o teatro estudantil popular e publicou o seguinte depoimento do ator no dia 20 de outubro de 1945:

Estou de acordo com você a respeito do teatro do povo, porque de onde nasceu o teatro senão de divertimentos festivos populares e cerimonias religiosas? […] Naturalmente há pessoas que querem ver o teatro exclusivamente a serviço dos castelos reais e feudais, mas isto já está cheirando a mofo.

 

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