Valdomiro Agostinho Lobo
Valdomiro Agostinho Lobo, conhecido na vida artística como Valdomiro Lobo (ou Waldomiro), nasceu em São Paulo entre 1904 e 1905.
Valdomiro foi fichado pela DOPS/PE em outubro de 1936, quando se encontrava em cartaz no Imperial Casino apresentando suas canções no violão, conforme anúncio publicado no “Diario da Manhã” na ocasião.
Era compositor e cantor, com um vasto repertório que revela sua versatilidade para a criação de diferentes gêneros musicais, tais como sambas, maxixes, cateretês, valsas, boleros, baiões e músicas “humoristas”. Dentre suas canções, destacam-se “Amor perfeito”, “Amor desfeito”, “Batoré”, “Cachorro-quente”. Parte de seu cancioneiro foi escrito em parceria com outros músicos, como Luiz Iglesias, em “Flor de maracujá”, e Arlindo Pinto, parceiro na marcha “Kikiricó”. O repertório de Valdomiro foi gravado por músicos de renome, assim como ele também gravou sucessos de compositores como Catulo da Paixão Cearense.
Em 1948, gravou a valsa “Morena do zoio preto” e o humorismo “Balanço político”. Por essa época, passou a atuar com o grupo intitulado de Seus Comparsas, com o qual gravou em 1949 o recortado “Caçando anum” e o valseado “Meu pampinha”, ambos de sua autoria. Em 1958, lançou pela Continental o LP “Poemas do meu sertão”. Mais recentemente, em 2000, o talento de Valdomiro foi mais uma vez reconhecido e sua composição “No céu não tem correio”, parceria com Anacleto Rosas Jr., foi gravada por Tonico e Tinoco, relançada em CD.
Para ouvir Valdomiro Lobo
No site do Instituto Moreira Salles, estão disponíveis algumas gravações de Valdomiro Lobo, entre as quais o cateretê “Eu sou cabôco”, de sua própria autoria.
http://bit.ly/1WkpySX
Além dessa, há composições de Valdomiro interpretadas por outros artistas, como “Comitê do morro”, gravada, entre outros, pelo cantor Totó em meados dos anos 40.
http://bit.ly/1Sb02ik
O site de pesquisa Ao Chiado Brasileiro apresenta uma lista das gravações de Valdomiro Lobo. Uma delas encontra-se disponível no Youtube. Nessa gravação, Valdomiro entoa o humorístico “Balanço político”, gravado em 1948.
Diário da Manhã (PE) 24.10.1936 Apeje / Cepe
Compartilhe: