Ruy Renato Vianna
Ruy Renato Vianna, conhecido na vida artística como Ruy Vianna, nasceu no Ceará entre 1914 e 1915.
Era filho dos atores Renato Vianna e Cirene Tostes (Elita Vianna) e irmão da atriz Maria Caetana.
Sua primeira vinda para o Recife ocorreu em março de 1938, durante temporada da Companhia Renato Vianna e seu teatro no Teatro de Santa Isabel. Ruy trabalhava como ator e secretário do grupo teatral. Nesse período, foi fichado pela DOPS/PE, assim como sua irmã Maria Caetana.
A Companhia Renato Vianna estreou no Teatro de Santa Isabel no dia 26 de março de 1938 com a peça “Deus”. Ao fazer a crítica do espetáculo, o “Diario da Manhã” tece o seguinte comentário sobre a obra que coloca um confronto entre a ciência e a religião: o grave problema é resolvido pelo notável dramaturgo de maneira eloquentemente humana.
Dois anos depois, em 1940, Ruy retorna à cidade com a Companhia de seu pai exercendo a função de diretor de cena da temporada intitulada “A história de uns amores que Dumas Filho não contou”, iniciada com o espetáculo “Margarida Gauthier (A nova dama das camélias)”. Em 1947, Ruy cumpre nova temporada no Recife, desta vez, como parte do elenco do Teatro Anchieta, dirigido também por Renato Vianna.
Mas, Ruy Vianna não trabalhou apenas nas iniciativas de seu pai. Seu nome consta do elenco de importantes companhias teatrais dos anos 1940 e 1950 que também passaram por Recife, a exemplo da Companhia de Comédias Déa-Cazarré, que apresentou no Teatro de Santa Isabel a peça “Mania de grandeza”, na qual Ruy interpretou o personagem Tinoco.
Diário da Manhã (PE) 22.03.1938 Apeje / Cepe
Diário da Manhã (PE) 27.03.1938 Apeje / Cepe
Diário da Manhã (PE) 22.03.1947 Apeje / Cepe
Panfleto Déa Cazarré e sua Companhia de Comédias Centro de Documentação Osman Lins
Compartilhe: