Roger Fenonjois

Roger Fenonjois nasceu em Paris, na França, no dia 15 de janeiro de 1920.

Integrava o conjunto de bailados Ballet Francês, no qual atuava como coreógrafo e bailarino. O grupo era composto pelas cinco primeiras figuras da Ópera de Paris, segundo anunciava a imprensa do Recife quando de sua passagem pela cidade em novembro de 1946.

No mesmo mês de suas apresentações, Roger Fenonjois e seus colegas da companhia, a exemplo de Serge Peretti, foram fichados pela DOPS/PE. Um detalhe curioso na ficha de Roger é o fato dele ser identificado como “bailarina” e “solteira”, indicando erro do escrivão.

O “Diario de Pernambuco” afirmou que os dançarinos chegaram ao Recife precedidos de louvores unânimes de quem no Brasil póde falar de coreografia. Na cidade, realizaram curta e bem sucedida temporada no Teatro de Santa Isabel. Ainda segundo o jornal, os artistas apresentaram a primeira récita da companhia debaixo de uma prolongada chuva de palmas.

De acordo com o programa do espetáculo exibido no Teatro de Santa Isabel, Roger Fenonjois era um espírito e cérebro muito jovem, porém muito sério, que pensa primeiro para bailar depois. Segundo a imprensa, o bailarino e coreógrafo se destacava, independente de estar ou não em cena. Para o “Diario de Pernambuco”, ele é o centro da companhia. Sente-se sua orientação pessoal em todos os números, e em certos detalhes, mesmo dos números onde não atuou como coreógrafo. Entre os números coreografados por Fenonjois, estavam “Prelúdio da tarde de um fauno”, “Cain” e “O demente”. Nos dois primeiros, também atuou como bailarino.

Roger Fenonjois voltou ao Brasil em 1950, tendo sido encontrado registro consular de sua passagem por Porto Alegre.

 

Para ver Roger Fenonjois

Roger Fenonjois aparece no seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=tqrfKj3n_4Q

Trata-se de um cinejornal inglês datado de 1946 no qual aparecem os integrantes do Ballet Francês.

 

Compartilhe: