Renato Santos Restier
Renato Santos Restier, conhecido na vida artística como Renato Restier, nasceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, no dia 24 de fevereiro de 1920.
Registrado como filho dos atores Restier Júnior e Hortênsia Santos, era filho do artista Procópio Ferreira, mas só foi reconhecido por ele anos mais tarde. Na década de 1930, Renato iniciou sua carreira artística no rádio, atuando como ator e cantor.
Poucas informações sobre a atuação de Renato em teatro foram encontradas pela pesquisa. Dentre essas, sabe-se que esteve no Recife em 1941, no elenco da Companhia de Comédias Jayme Costa, que exibiu no Teatro de Santa Isabel em agosto daquele ano com a peça “Nossa gente é assim”. Nessa estadia na cidade, Renato foi fichado pela DOPS/PE.
Em 1950, Renato começou o que viria a ser uma longa carreira no cinema, onde atuou até o início da década de 1980. Participou de vários filmes da Atlântida, quase sempre no papel de vilão nas chanchadas, razão pela qual foi eternizado como um dos mais famosos vilões do cinema nacional.
Renato Restier faleceu em São Paulo no dia 01 de agosto de 1984.
Para ouvir Renato Restier
No site do Instituto Moreira Salles, é possível ouvir Renato Restier cantando o samba-canção “Canção noturna”, de Sebastião Gomes, registrado por ele no final dos anos 1950.
http://bit.ly/1LWLPoj
Para ver Renato Restier
Renato Restier aparece aos 00:02:38 no seguinte vídeo:
https://youtu.be/_LilhNuHNW0?t=158
Trata-se de um trecho do filme brasileiro “Carnaval Atlântida”, de 1952, no qual Renato Restier interpreta o personagem Cecílio B. de Milho.
Diário da Manhã (PE) 23.07.1941 Apeje / Cepe
Diário da Manhã (PE) 09.08.1941 Apeje / Cepe
Compartilhe: