Nelma Costa
Nelma Costa nasceu no Rio de Janeiro no dia 01 de fevereiro de 1922.
Filha de atores, também se fez atriz. Integrou diferentes companhias teatrais, entre as quais a Companhia de Comédias Jayme Costa e a Companhia de Comédias Mesquitinha.
Fazia parte do elenco desta última em 1941, quando foi fichada pela DOPS/PE, no Recife. Nesse ano, a Companhia de Comédias Mesquitinha fez temporada no Teatro de Santa Isabel, com um repertório composto de peças como “Hotel da felicidade” e “Casado sem ter mulher”.
A imprensa local teceu rasgados elogios a Nelma Costa, considerando-a como principal artista da trupe. Como Nelma já havia estado no Recife logo no início da carreira, como integrante da Companhia de Comédias Jayme Costa, seu retorno permitiu à imprensa local observar avanços em sua trajetória. O “Diario da Manhã” lhe dedicou várias notas, distinguindo-a como alguém cuja carreira não se resume a ser uma atriz: é uma artista. Em outra edição, o mesmo jornal afirmava: Muito embora componente de um conjunto cujas peças não permitem a Nelma Costa a expressão dos seus requisitos como interpretadora do teatro, de primeiro plano, a jovem comediante vem se fazendo notar pelo valor interpretativo que empresta aos personagens que realiza numa positiva demonstração de inteligência e compreensão. Por fim, o “Diario da Manhã” sentencia: É Nelma Costa uma esplêndida tradutora das paixões humanas, por mais estranhas e complexas que essas se manifestem.
Para ver Nelma Costa
Nelma Costa aparece no seguinte vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=saDNg2q5iHw
Trata-se de um trecho do filme brasileiro “O dia é nosso”, de 1941, no qual Nelma Costa interpreta a personagem Laura.
Diário da Manhã (PE) 06.07.1941 Apeje / Cepe
Diário da Manhã (PE) 11.07.1941 Apeje / Cepe
Diário da Manhã (PE) 19.07.1941 Apeje / Cepe
Carioca 05.04.1941 BNDigital
Carioca 05.04.1941 BNDigital
Compartilhe: