Miguel Carbonell Tremul
Miguel Carbonell Tremul nasceu em Barcelona, Espanha, no dia 02 de outubro de 1908.
Segundo sua ficha consular, Miguel chegou ao Brasil dois meses antes de sua passagem pelo Recife: em 20 de março de 1948, desembarcou no Rio de Janeiro, procedente de Buenos Aires.
Integrava a Companhia de Mágicas e Maravilhas Fú-Manchú, que, pegando carona em uma popular série de livros e filmes em torno de um mágico criminoso chamado Fú-Manchú, fazia uma turnê pela América Latina apresentando um show de mágica e ilusionismo. Durante a temporada da companhia no Recife em junho de 1948, Miguel Carbonell e outros atores do elenco foram fichados pela DOPS/PE.
Um mês antes de o grupo estrear no Teatro de Santa Isabel, em maio de 1948, a divulgação da companhia, publicada pelo “Diario de Pernambuco”, garantia que era o próprio Fú-Manchú do cinema que o público veria em Recife. Afirmava-se que o mais famoso e imitado mágico do mundo (…) abandonara recentemente uma carreira de sucessos cinematográficos, atraído pela movimentação da vida cênica, onde melhor poderia estar em contato com a numerosa legião de fãs que conta em todo o universo.
Simultaneamente à temporada da Companhia Fú-Manchú no Recife, os cinemas locais exibiam “Os tambores de Fu-Manchú”, uma das séries feitas em torno do mágico.
Ficha Consular - Frente Março de 1948 Arquivo Nacional
Ficha Consular - Verso Março de 1948 Arquivo Nacional
Ficha Consular - Frente Julho de 1945 Arquivo Nacional
Ficha Consular - Verso Julho de 1945 Arquivo Nacional
Compartilhe: