Marie Mathilde Giroux

Marie Mathilde Giroux, conhecida na vida artística como Lydia Yvonne ou Lydia Ivana, nasceu na França entre 1903 e 1904.

Em registro da Delegacia de Estrangeiros, cuja data não se encontra legível, consta que Marie obteve visto de permanência, sendo possível identificar, pelo registro, sua residência em Curitiba em meados da década de 1950.

Ao longo dos anos 1930, atuou no teatro de revista nacional. Apresentava-se principalmente em cabarés e dancings, havendo registros de sua passagem por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, além do Recife. Em São Paulo, por exemplo, Lydia foi identificada pela “Folha da Manhã” como bailarina nudista.

Em maio de 1935, foi fichada pela DOPS/PE quando estava em cartaz no Imperial Casino. Seu sucesso no Recife foi tão grande que em agosto do mesmo ano, a artista voltou a realizar nova temporada na mesma casa de espetáculos. Apresentada pela imprensa local como a estrela do Bataclan e estrela francesa, Lydia Yvonne apresentava números como “A dança do leque” e coplas variadas.

 

 

Compartilhe: