Maria Irma Lopez Daniel

Maria Irma Lopez Daniel, conhecida na vida artística como Maria Monterrey e, posteriormente, como Mary Daniel, nasceu em Salta, na Argentina, no dia 20 de julho de 1911.

Bailarina e atriz, Mary iniciou sua carreira artística atuando ao lado da irmã, Alba, como bailarina acrobata. Juntas, formavam a dupla Mary e Alba. Filhas de artistas circenses, as irmãs começaram muito cedo a dar os primeiros passos de dança.

Em Buenos Aires, ainda muito jovens, aprimoraram sua arte e passaram a se apresentar em teatros locais, onde foram vistas por um empresário teatral que as trouxe para o Brasil. No início dos anos 1930, estrearam nos palcos da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, integrando o elenco de uma revista. Mary veio a se casar com o artista Juan Daniel, com quem teve um filho, o ator e diretor Daniel Filho.

No início dos anos 1940, a dupla com a irmã foi desfeita, mas as duas retomaram a parceria nos anos 1950. Antes disso, a bailarina, que até então, usava apenas o nome Mary, adotou o nome artístico Maria Monterrey.

Foi com este nome que a bailarina típica hispano-americana esteve no Recife, em setembro de 1944, quando foi fichada pela DOPS/PE. Na ocasião, acompanhada por seu esposo Juan Daniel, anunciado como o Cantor das Américas, Maria Monterrey se apresentou no Teatro de Variedades da Festa da Vitória e também no Teatro de Santa Isabel, dividindo o palco com o marido e outros artistas. Algum tempo depois, a atriz mudaria de nome uma vez mais, passando a se apresentar como Mary Daniel. Foi com esse nome que ficou mais conhecida pelo grande público.

Dona de uma companhia teatral e um teatro, o Follies, em Copacabana, no Rio de Janeiro, Mary Daniel também escreveu diversas peças e revistas, algumas delas estreladas por vedetes como Elvira Pagã e Luz del Fuego. Mary Daniel também atuou em filmes e na TV.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 2012.

 

Para saber mais sobre Mary Daniel

A artista ganhou uma biografia, intitulada “A Acrobata e o papel: uma vida de artista”, escrita por Maria Cristina de Souza. O livro encontra-se acessível na íntegra no seguinte site:

http://issuu.com/vaneconstance/docs/biografia_maria_daniel_jul11
Para ver Mary Daniel

Maria Monterrey aparece aos 00:25:20 no seguinte vídeo:

https://youtu.be/rMciyZCRqOA?t=1520

Trata-se de um trecho do filme brasileiro “Eu transo, ela transa”, de 1972, no qual Mary Daniel interpreta a personagem Madame Telma.

 

Compartilhe: