Murilo Fernandes Gandra

Murilo Fernandes Gandra, conhecido no meio artístico como Murilo Gandra, era natural de São Luís do Maranhão. Nasceu em 1916.

Gandra chegou ao Recife procedente do Rio de Janeiro e foi registrado como ator pela DOPS/PE enquanto trabalhava na Companhia de Comédias Mesquitinha. A ficha não possui data, entretanto, os jornais da época informam que tal grupo artístico apresentou-se na cidade do Recife em 1941, no Teatro de Santa Isabel. O grupo levou à cidade um vasto repertório, composto de peças como “Hotel da felicidade”, “Tudo pela moral”, “Ciumenta”, “Era uma vez um vagabundo”, “Viver é fácil”, “Hás de ser minha” e “Mulher à força”.

Ao longo de sua trajetória artística, Murilo Gandra atuou no teatro, cinema e literatura. Fez parte dos grupos teatrais do gênero de comédia e revista, como a Companhia de Comédias Jayme da Costa (1945-48), a Revista Carnavalesca de Luís Peixoto Freire Junior (1950) e o grupo Teatro de Classe (1955).

Entre seus trabalhos no cinema, participou da produção do filme “Toda a vida em quinze minutos” (1953). O artista também publicou dois livros, “Das coisas do amor” (1966) e “Teatro” (1969), em parceria com seu irmão Cyrano Gandra.

 

Compartilhe: