Nelson Perez

Nelson Perez, conhecido como Bob Nelson, nasceu em Campinas, interior de São Paulo, no dia 12 de outubro de 1918.

Atuando como cantor e compositor, trabalhou no teatro, rádio e cinema entre os anos 1930 e 1970. Referenciado pelos jornais da época como cantor cowboy, Bob Nelson foi considerado um dos precursores da influência country na música brasileira.

Teve seus dados pessoais registrados pela DOPS/PE em 16 de março de 1948. Procedente da cidade do Rio de Janeiro, hospedou-se no Grande Hotel durante sua permanência no Recife. Na ocasião do registro, não informou o local de trabalho na cidade. Entretanto, em jornais locais, o artista era anunciado como uma das principais atrações do Circo Nerino, armado no bairro de Casa Amarela.

Esta não teria sido a primeira passagem de Bob pelo Recife. O artista apresentou-se na série de espetáculos Festa da Vitória, organizados pelo grupo dos Diários Associados, com apoio da Força Aérea Brasileira, a fim de comemorar o término da Segunda Guerra e a vitória dos Aliados. Na II Festa da Vitória, realizada no Recife, exibiram-se Bob Nelson e outros artistas como Dorival Caymmi, Zilá Fonseca e a dupla caipira Brinquinho e Brioso. Segundo o “Diario de Pernambuco”, o evento lotou o Teatro de Santa Isabel.

Em entrevista à revista “Carioca”, Bob declarou que iniciou a carreira na Rádio Educadora de Campinas como cantor amador em meados dos anos 1930. Aos dezoito anos mudou-se para São Paulo, quando passou a participar de alguns programas de calouros nas emissoras paulistas. Em 1943, lançou na Rádio Tupi “Oh! Suzana”, adaptação feita pelo artista de uma tradicional canção norte-americana. No ano seguinte, gravou a valsa “Vaqueiro alegre”, de Ben Kanter e Victor Simon, em uma versão na língua portuguesa.

Trabalhou em diversos filmes nacionais ao longo de sua carreira, entre eles “Garoto arrojado” (1936) e “Esse mundo é um pandeiro” (1947), além do musical “É com esse que eu vou” (1948), de José Carlos Burle, ao lado de artistas como Oscarito, Grande Otelo, Emilinha Borba, Alvarenga e Ranchinho, Carmen Brown e Luiz Gonzaga.

Bob Nelson faleceu no Rio de Janeiro em 28 de agosto de 2009.

 

Compartilhe: