Pet Evans Haywanon

Pet Evans Haywanon nasceu em Jacksonville, na Flórida, Estados Unidos, no dia 21 de janeiro de 1901.

Naturalizado canadense, chegou a ser tenente da Polícia Montada no Canadá. Foi fichado pela DOPS/PE duas vezes, uma das quais em novembro de 1946. Em ambas, o artista encontrava-se na cidade com o Circo Star-Light, do qual era proprietário.

Ao longo dos anos 1940, o Circo Star-Light realizou diversas temporadas em Pernambuco. Na cidade de Paulista, hoje região metropolitana do Recife, um fato trágico quase terminou assinalando o fim da companhia: o assassinato de Anita Dimetro Haywanon, esposa de Pet, em março de 1947. Ao barrar o acesso de Manoel Nascimento Ferreira, operário que tentava entrar no circo de graça, houve uma breve discussão e Anita Dimetro foi apunhalada pelo homem. Após o acontecido, Pet tentou tocar fogo no circo, sendo impedido pelos filhos.

Pouco mais de um ano depois da tragédia, que, segundo o “Jornal Pequeno”, levara embora a felicidade, a alegria, a sorte do circo, as esperanças renasceram e os artistas se convenceram de que o circo é uma fatalidade que não pode parar, que vem de se perpetuar na família, de geração em geração. E assim, movidos pela própria necessidade de sobreviver como seres humanos na sociedade, reorganizaram o circo, construindo novos mastros, armando um pano novo que substituiria a cobertura de trapos sujos que a morte danificou.

As filhas de Pet Evans e Anita, Margrett Haywanon e Rayilda Haywanon, também atuavam como artistas no Circo Star-Light e foram fichadas pela DOPS/PE.

 

Compartilhe: