Rui Favali Bastide

Rui Favali Bastide, conhecido no meio artístico como Rui Bastide, nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, entre 1921 e 1922.

Ator, chegou ao Recife a bordo do Araranguá como parte do elenco do Teatro Anchieta – grupo dirigido pelo ator, dramaturgo e diretor Renato Viana e criado a partir da Escola de Arte Dramática do Rio Grande do Sul.

A estreia de Bastide ocorreu logo na primeira noite da temporada do grupo no Teatro de Santa Isabel, iniciada com a encenação da peça “Mona Lisa”. Contracenando com o próprio Renato Viana, que interpretava o papel de Leonardo Vinci, o jovem ator recebeu eloquentes elogios da imprensa local pelo seu desempenho no papel de Frei Lucas. Em matéria publicada pelo “Jornal Pequeno”, no dia 08 de maio de 1947, na coluna “Penso Alto”, são dispensadas as seguintes palavras para o ator:

Com efeito, saímos satisfeitos logo da primeira vez, quando vimos “Mona Lisa”, na qual êle faz o papel de Frei Lucas, encarnando, perfeitamente, nos gestos, no andar, na entonação de voz, a figura de um frade daquela época. Depois êle teve oportunidade de confirmar o seu cartaz interpretando o Eduardo de “Em Família”, de Sanchez. E agora, como Dr. Rezende, êle demonstrou inteiramente, ser um artista a altura da companhia que integra. Positivamente, Ruy Bastide, um dos muitos discípulos de Renato Viana, já possue qualquer cousa do mestre.

 

Compartilhe: