Safira Fonseca Pinto

Safira Fonseca Pinto, conhecida na vida artística como Safira ou Safira Pinto, nasceu em Ilhéus, na Bahia, no dia 15 de julho de 1923.

Iniciou sua carreira como cantora ainda muito jovem. Sua trajetória artística inclui apresentações em boates e emissoras de rádio, onde alcançou certo cartaz entre o final dos anos 1940 e o início dos anos 1950.

Safira foi fichada pela DOPS/PE em 1941. Em julho daquele ano, a artista cantou no hall da Pensão Palácio, interpretando um repertório musical no qual se incluíam canções como “Tudo é Brasil” e “Perfídia”. No dia 29 do mesmo mês, a cantora realizou um show no Teatro de Santa Isabel, sobre o qual o “Diario da Manhã” publicou as seguintes palavras:

Safira Pinto, como intérprete da música ligeira, é uma artista que se recomenda, notadamente pela característica nitidamente brasileira que oferece aos sambas – essa expressão musical tão discutida e relegada ao inferiorismo pelos ‘snobs’, mas que tem servido, no estrangeiro, como eficiente propaganda do nosso país, o que sucede, atualmente, com Carmen Miranda, que, incontestavelmente, na sua voz, tem levado aos Norte Americanos um melhor conhecimento – digamos – da existência do Brasil.

No início de 1943, quando Safira era uma das atrações da Festa da Mocidade, o mesmo jornal voltou a referir-se sobre ela como uma notável cantora, dona de uma aprimorada voz e que interpreta o samba com muita personalidade. (…) E, de fato, Safira conhece os segredos do samba. Seu modo original de interpretação dá-nos a impressão real de estarmos diante do tradicional ‘morro da favela’, com seus malandros tocadores de cuícas, e lenço amarrado ao pescoço… Safira e o samba constituem duas entidades que se uniram e caminham de braços dados na paisagem artística, proporcionando àqueles que a escutam momentos de viva satisfação.

 

Para ouvir Safira

No site do Instituto Moreira Salles, estão disponíveis algumas gravações de Safira, entre as quais a marcha “Saia curta”, de Geraldo Medeiros e Jorge Tavares, registrada por ela em 1950.

http://bit.ly/1icbKfy

 

Compartilhe: