Walter Bank

Walter Bank nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1903. Era transformista e se apresentou em diversos estados brasileiros, nos quais costumava ser anunciado como o homem-mulher.

Quando Walter Bank se encontrava em Alagoas em 1936, o “Diario de Pernambuco” comentou ser ele imitador perfeito do sexo frágil, que em seus espetáculos de canto e danças clássicas despertava a curiosidade pública pela sua aparência feminina e ainda mais por ser bailarino clássico e soprano lírico.

Em 1941, Walter Bank esteve no Recife, fazendo temporada no Cine Teatro Avenida, ocasião em que foi fichado pela DOPS/PE. Nesse período, o “Diario de Pernambuco” faz novo destaque sobre o transformista, ressaltando seus espectáculos de canto e dansa clássica. Ainda segundo o “Diario”, mais do que devido à aparência feminina, Walter despertava curiosidade pública por ser bailarina clássica e soprano lyrico.

Curiosidade e admiração pela arte plural de Walter Bank parecem andar juntas. Em 1943, o artista esteve em Uberlândia para realizar um show beneficente no Uberlândia Tênis Clube em prol de crianças pobres, alunas de grupos escolares do município mineiro. Walter foi elogiado pelo “Correio de Uberlândia”, que destacou suas inimitáveis creações como ilusionista, transformista e primoroso soprano lírico, afirmando ainda que sua arte superava tudo que conhecemos no gênero, a ponto de provocar dúvida o seu verdadeiro sexo. De acordo com o mesmo jornal, Walter Bank era um antigo ‘astro’ do cinema que resolvera correr o mundo em missão artística. Cerca de um mês depois, naquele mesmo ano, outro jornal da cidade mineira, “A Tribuna”, publicou em sua página de classificados um pequeno anúncio de um certo Prof. Walter Bank, quiromante e ocultista norte-americano. O local de referência era o Palace Hotel.

Além de Walter Bank, o Recife também conheceu outro transformista por aqueles anos, o argentino Aymond, que chamou grande atenção do público local em 1938, quando se apresentou no Grande Hotel e na Festa da Mocidade.

 

 

 

Compartilhe: