Maria da Conceição Gonçalves

Maria da Conceição Gonçalves, conhecida na vida artística como Wanda Duarte, nasceu entre 1905 e 1906. Era estrangeira, mas se naturalizou brasileira.

Wanda Duarte era girl (nome dado na época às moças que compunham o corpo de bailarinas dos espetáculos de teatro de revista) e atriz e fez parte de diversas companhias teatrais no Rio de Janeiro no início dos anos 1930.

Quando ela atuava como girl no Teatro Recreio, no Rio de Janeiro, em 1933, foi publicada interessante matéria incluindo uma fotografia sua com outras girls da referida casa de espetáculos no jornal carioca “A Noite”. Nela, seu autor define os atributos indispensáveis para que se conquiste o posto de girl em uma companhia – beleza e juventude.

Contratada para realizar temporada no Teatro de Santa Isabel, foi fichada pela DOPS/PE, em março de 1938. Na ocasião, Wanda Duarte integrava a Companhia de Teatro Musicado Lyson Gaster, em cartaz na cidade com peças e revistas como “Felicidade é quase nada” e “Mamãe, eu quero”, respectivamente.

 

Compartilhe: