Heinz Dieter Grund

Heinz Dietter Grund nasceu em Berlim, Alemanha, no dia 08 de abril de 1915.

Era representante da companhia cinematográfica norte-americana Fox Film, comerciário e comerciante e foi casado com a brasileira Regina Beres Grund, com quem teve dois filhos. Em 1951, Heinz completava 16 anos e meio no país, quando pediu naturalização.

Segundo boletim de sindicância para naturalização, emitido no dia 09 de março de 1951 e anexo ao prontuário individual 5209 aberto pela DOPS/PE a respeito de Grund, o comerciante teria nascido no dia 08 de março de 1915 e não no dia 08 de abril, como consta na ficha principal do prontuário. Chegou ao Brasil em 09 de novembro de 1938, procedente da Alemanha, via Roterdã, e desembarcado no Recife, local do qual não se ausentou até 1943, quando passou a viajar a serviço da Fox Film e da Companhia de Tecidos Paulista por vários locais do Norte. Nesse ano, passou a residir em Belo Horizonte, até março de 1944, depois em Curitiba, até maio de 1945, depois em São Paulo, até maio de 1948, e daí em diante no Recife novamente.

Ainda no mesmo boletim, consta que Grund possuía um lote de terreno em local não identificado pelo documento e que dispunha de economias bancárias em nome da firma em seu nome e da esposa: Beres & Grund. Destaca-se ainda que o alemão tinha opinião política democrática e suas leituras preferenciais eram as biográficas e científicas. No período em que permaneceu no Recife, viajou para o Rio de Janeiro e São Paulo, além de várias cidades do interior de Pernambuco, tendo recebido salvo-conduto para todo o estado. Estando na cidade, costumava freqüentar espaços como o Clube Internacional e a Associação Cultural de Música Israelita.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a DOPS/PE mantinham uma lista dos empregados estrangeiros da Companhia de Tecidos Paulista, com um resumo sobre gostos e costumes desses funcionários. Na lista, afirma-se que Grund vive muito retraído, frequentando em Recife quasi exclusivamente famílias israelitas.

Segundo informação da nota nº 5788, emitida pela SSP/PE, o súdito alemão Heinz Dieter Grund é prontuariado nesta Delegacia, por medida preventiva, não registrando prisão nem processo por motivo de ordem pública. A nota tem a data de 19 de maio de 1945, sendo firmada pelo comissário chefe do arquivo, cuja assinatura não permite identificar o nome.

 

Compartilhe: