Nicanor de Paula Ribeiro Filho

Nicanor de Paula Ribeiro Filho, conhecido no palco como Ary Cordovil, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 05 de maio de 1923.

Estudou no Colégio de Artes e Instrução, no bairro de Cascadura. Foi uma figura constante dos espaços ligados ao samba e à boemia local. Destacou-se como músico e compositor.

Ganhou notoriedade no meio artístico quando, em 1944, a cantora Aracy de Almeida interpretou a composição “Olha ela aí, Valdemar”, trabalho do artista em parceria com Gil Lima. Como cantor, liderou dois sucessos, ao entoar o samba “Tristeza”, de Haroldo Lobo e Miltinho e “Acorda, Maria Bonita”, atribuída ao cangaceiro Volta Seca.

Em 1945, ainda no início de carreira, Nicanor entra para a Polícia Especial (PE), divisão da Polícia Civil do Distrito Federal, fundada pelo Governo Vargas como uma “força de choque”, ou de intervenção, treinada e aparelhada para enfrentar distúrbios populares. A PE foi extinta em 1960, por ocasião da criação do estado da Guanabara, mas Nicanor foi exonerado depois de prestar serviços por dois anos àquela divisão.

Em 1946, contratado pela gravadora Continental, lançou os sambas “O Chico da cuíca”, “O requebrado da cabrocha”, “Fui um louco” e “O expresso não parou”. Ao longo de sua carreira, gravou mais de vinte discos. Alcançou destaque nacional pela participação no grupo Embaixada ou Caravana da Alegria, organizado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Também fizeram parte do elenco do programa os artistas Nilo Chagas, Dalva de Oliveira, Herivelto Martins, Grande Otelo, Badú, Arthur Costa, Claudionor Cruz e seu regional.

O artista foi registrado pela DOPS/PE em 03 de abril de 1948. Declarou como local de trabalho a Radio Club de Pernambuco. Procedente da Bahia, hospedou-se no Hotel Central durante sua permanência do Recife. Na ocasião, o “Diario de Pernambuco” noticiou que o Clube Internacional ofereceu a seus associados um sarau dançante com apresentação de um espetáculo pela Caravana da Alegria.

Faleceu no Rio de Janeiro em 29 de novembro de 1981.

 

Compartilhe: