Osvaldo Pereira de Lira

Osvaldo Pereira de Lira, conhecido na vida artística como Oswaldo Lyra, nasceu no Paraná entre 1909 e 1910.

Integrava a jazz band Os Almirantes Jonas, dirigida pelo músico e fotógrafo Jonas Aragão.

De acordo com a revista “Carioca”, três dos 12 membros da banda – Oswaldo (1º trombone), o próprio Jonas (1º saxofone) e Rodrigo Teixeira dos Santos (1º trompete) – formavam um trio de artistas tidos como os primeiros do Brasil, verdadeiros mestres dos seus respectivos instrumentos.

O artista se encontrava no Recife com o grupo quando foi fichado pela DOPS/PE no dia 07 de fevereiro de 1936, junto com o já citado Rodrigo Teixeira dos Santos, com Olavo Carlos de Oliveira  e com o pianista Veríssimo Machado, seus companheiros de elenco.

Anunciados como o melhor conjunto musical até hoje vindo ao Recife, Os Almirantes Jonas foram contratados para tocar por 15 noites no Imperial (referência ao cassino), tendo se apresentado também em diversos bailes carnavalescos promovidos por clubes e ainda em cinemas e teatros, durante sessões cinematográficas, a exemplo da exibição do filme “Comprando barulho”, com James Cagney, exibido no Cine Teatro Moderno. O repertório musical do grupo era composto pelas últimas novidades em rumbas e pelas marchas cariocas para o carnaval daquele ano.

Uma curiosidade sobre essa temporada da jazz band  Os Almirantes Jonas é que, na sequência, eles seguiriam para Nova York, onde tomariam parte em um concurso promovido pela The Crooners Brown University, no qual iriam concorrer com conjuntos de vários países. Segundo notícia publicada no “Diario da Manhã”, no dia 1º de fevereiro daquele ano, depois de Nova York, o grupo seguiria para o local das Olympiadas, que, naquele ano, seriam realizadas em Berlim, sob o comando de Hitler. A pesquisa não localizou outros dados que confirmem a viagem.

 

Compartilhe: