Ronaldo Lupovici

Ronaldo Lupovici, conhecido na vida artística como Ronaldo Lupo, nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, no dia 18 de dezembro de 1913.

Era cantor e ator e iniciou sua carreira em companhias de teatro de revista e em diversas emissoras de rádios nos anos 1930 no Rio de Janeiro.

Em março de 1947, Ronaldo Lupo foi fichado pela DOPS/PE. Na ocasião, o artista esteve no Recife, onde se apresentou no Teatro de Variedades da Festa da Mocidade e no auditório da Radio Club de Pernambuco. Sobre suas apresentações ali, o “Diario da Manhã” publicou as seguintes linhas:

Há programas de auditório que agradam de maneira a constituir atrações permanentes. (…) Aqui entre nós, na P.R.A.8, às vezes, também são realizados alguns números de auditório que conseguem agradar. Muita gente estranha mesmo como Ronaldo Lupo em alguns desses programas consegue tanta popularidade, constituindo uma coqueluche no momento que passa. E assim será sempre nas estações visitadas pelo cantor sulista. Não é que Ronaldo Lupo seja um cantor excepcional. E se, às vezes, consegue lançar alguma coisa que agrade, outras ocasiões, os seus programas pasmam pela má qualidade de suas músicas. Porém, é que Ronaldo possui uma maneira especial de cativar a sua assistência, conseguindo colher as simpatias de inúmeras fãs. E a agradável tonalidade que sabe emprestar aos seus números suplanta quaisquer deficiências possíveis.

Em meados dos anos 1950, Ronaldo Lupo criou Genival, um malandro carioca que só se dava bem na vida e, interpretando esse personagem, fez diversos filmes e shows. O ator faleceu no Rio de Janeiro no dia 18 de agosto de 2005.

 

Para ouvir Ronaldo Lupo

No site do Instituto Moreira Salles, estão disponíveis algumas gravações de Ronaldo Lupo, entre as quais o samba “Moreninha carioca”, de Alberto Ribeiro, registrado por ele no final dos anos 40.

http://bit.ly/1H4OHtL

 

Para ver Ronaldo Lupo

Ronaldo Lupo aparece aos 00:05:01 no seguinte vídeo:

https://youtu.be/tqMUNwmRqfE?t=301

Trata-se de um trecho do filme norte-americano “Tem Boi na Linha”, de 1957, no qual Ronaldo Lupo interpreta o personagem Genival.

Também no Youtube se encontra disponível um vídeo sobre o artista no qual ele é entrevistado:

https://www.youtube.com/watch?v=qdsJh0-z4V0

 

Compartilhe: