Thereza Graça Fernandes
Thereza Graça Fernandes, conhecida na vida artística como Grace Moema, nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 04 de julho de 1907.
Era filha de artistas e chegou ao Brasil em 1911 junto com seus pais, que integravam uma companhia de comédia e por aqui ficaram. Completa o curso ginasial, trabalha por um tempo no comércio e inicia sua carreira como atriz posteriormente, na Companhia de Comédias Jayme Costa.
Em 1941, Grace Moema segue para o Recife, ocasião em que foi fichada pela DOPS/PE. Existem controvérsias quanto à sua passagem pela cidade. Segundo o registro da delegacia, Thereza declara estar contratada para trabalhar com a Companhia de Comédias Joracy Camargo, que ocupou o Teatro de Santa Isabel em meados de agosto daquele ano. Porém, todas as notícias de jornais da época encontradas indicam que, na verdade, a atriz se encontrava na cidade com a Companhia Jayme Costa, a qual estreou no mesmo teatro dias antes da Companhia Joracy Camargo com a peça “Nossa gente é assim”, de cujo elenco fazia parte Grace Moema.
Sobre seu talento como atriz, a revista “Carioca” tece o seguinte comentário em matéria veiculada em 1946:
Elemento de grande valia na comédia, interpreta ‘qualquer personagem’, não encontrando nenhuma dificuldade para mostrar ao público o quanto póde, de um ‘nada’, fazer ‘um muito’.(…)Estudiosa, disciplinada, encarando sua profissão com verdadeiro amôr, Grace Moema tem atravessado a existência sob o manto ‘diáfano’ de excelentes momentos artísticos.
Para ver Grace Moema
Acesse um trecho do filme brasileiro “O barbeiro que se vira”, de 1958, no qual Grace Moema interpreta a personagem Maricota. A atriz aparece aos 00:42:36 no seguinte vídeo:
https://youtu.be/AckzJXHBu9c?t=2556
Diário da Manhã (PE) 23.07.1941 Apeje / Cepe
Diário da Manhã 09.08.1941 Apeje / Cepe
Carioca 27.04.1946 BNDigital
Carioca 27.04.1946 BNDigital
Compartilhe: