Tomazzo Babini
Tomazzo Babini, conhecido na vida artística como Thomaz Babini, nasceu em Faenza, na Itália, em 1885.
Ainda na primeira década do século XX, já atuando como violoncelista, chegou ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro. Em depoimento ao portal de notícias “No Ar”, seu filho Ítalo Babini conta que na capital federal, Thomaz tornou-se amigo e assistente de Heitor Villa-Lobos na orquestra sinfônica da cidade, onde o músico brasileiro ocupava a cadeira de primeiro violoncelista. Villa-Lobos, reconhecendo o talento do colega italiano, propõe uma inversão de lugares, aceita pelo maestro da orquestra: Babini tornou-se, então, primeiro violoncelista e Villa-Lobos, seu assistente.
Babini excursionou por diversos estados e foi se estabelecer em Natal, possivelmente, em 1907. Nessa capital, criou uma orquestra de câmara e dirigiu a escola de música no então Teatro Carlos Gomes, nomeado Teatro Alberto Maranhão em 1957.
Em julho de 1939, Thomaz Babini esteve no Recife para tocar no Grande Hotel e, nessa estadia, foi fichado pela DOPS/PE. Embora não tenham sido encontradas informações detalhadas sobre essa passagem pela cidade, sabe-se que em 1941, o músico passou a morar na capital pernambucana, onde permaneceu até 1949, ano em que veio a falecer.
Compartilhe: