Yan Schuen Pan

Yan Schuen Pan nasceu na China no dia 30 de dezembro de 1891. Atuava profissionalmente como acrobata.

O artista foi registrado pela DOPS/PE em 27 de janeiro de 1947, período em que trabalhou na décima edição da Festa da Mocidade no Recife, residindo na rua de Santa Rita, no bairro de São José. Em sua ficha de registro, consta ser viúvo, ter nível secundário de instrução e sua “cor” é mencionada como “morena”.

Durante a X Festa da Mocidade, Yan apresentou-se no Recife integrando uma trupe de artistas chineses . A exibição ocorreu no Teatro de Variedades, valendo nota do “Jornal Pequeno”: Nessa noitada – que promete ruidoso êxito – verificar-se-ão várias estreias de sensação, entre as quais sobressaem a troupe chinesa de acrobatas Pan-Yan-Shuin […]. No dia 11 de fevereiro de 1947, participou de um espetáculo no Teatro de Santa Isabel com sua troupe chineza de acrobatista e malabarismo.

Segundo as informações de sua ficha consular, Schuen Pan possuía visto de permanência temporária em território brasileiro quando viajou ao país em 1942. Nessa ocasião, estabeleceu-se em São Paulo, apresentando contrato de locação de serviço. O local de trabalho não foi informado, entretanto, o documento menciona que o artista estava acompanhado de seus filhos menores. Em ficha posterior, aberta em 1945, consta do histórico que Yan Schuen Pan obteve autorização para permanência definitiva alguns anos depois, no dia 21 de setembro de 1950.

 

 

Compartilhe: