Participe deste projeto enviando uma proposta artística inédita

Apresentação

Criada em 1935, a Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) – conhecida, a partir de 1964, como Departamento de Ordem Política e Social – atuou por um longo período da história do Brasil republicano no controle e na repressão de movimentos políticos, sociais e demais arranjos de sociabilidade que destoassem dos regimes hegemônicos vigentes, especialmente durante o Estado Novo e a Ditadura Militar. A documentação produzida pelo extinto órgão policial, salvaguardada desde o início da década de 1990 por arquivos públicos de diversos estados, oferece indícios para a composição de um amplo painel dos movimentos e das lutas sociais e políticas existentes Brasil, trazendo à tona também surpreendentes facetas da história do país.

Entre 1934 e 1958, a Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco (DOPS/PE) identificou indivíduos cuja atuação estava de algum modo vinculada à movimentação cultural do Recife, produzindo um fichário específico que tem como ponto comum o enquadramento de sujeitos cujas práticas levaram a DOPS/PE a fichá-los pela categoria “artistas”. Das mais de mil fichas que compunham esse conjunto, apenas 403 foram conservadas e, estando disponíveis para pesquisa no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje), conformam a base do projeto O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos.

Através de pesquisa no arquivo da DOPS/PE e em documentação complementar, o projeto elaborou resenhas dos artistas fichados, lançando luz sobre uma potente história cultural e política que, habitualmente invisível, é ao mesmo tempo especialmente eloquente quanto à compreensão dos fluxos geopolíticos e poéticos envolvidos no campo da arte e do entretenimento no Recife das décadas de 1930, 1940 e 1950. Disponível neste site, a pesquisa gerou também ensaio inédito de Durval Muniz de Albuquerque Junior, além de cartografias que apontam para redes e territórios ainda pouco conhecidos nas narrativas oficiais da história cultural de Pernambuco.

 

A presente convocatória amplia o esforço de pesquisa do projeto ao convidar artistas a criar a partir do fichário, de seus artistas, da história cultural e política do país, dentre outras questões afins.

 

Objeto

Convocamos interessados em criar trabalhos inéditos a partir do fichário da DOPS/PE e do projeto O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, tendo em vista suas plataformas específicas de produção e publicação: o site do projeto, suas páginas nas redes sociais e/ou seu catálogo. Assim, a convocatória está aberta a quaisquer criações que, pensando o fichário ou questões a ele correlatas, possam se dar nesses espaços. Buscamos artistas, escritores, designers, cineastas, programadores, pesquisadores ou quaisquer outros interessados em pensar crítica e sensivelmente dimensões históricas, culturais, políticas e sociais que atravessam ou tangenciem a história desse fichário da DOPS/PE e dos sujeitos, práticas e espaços por ele mapeados.

 

Condições

Serão selecionados de 3 a 5 projetos inéditos, que disporão de verba entre R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00 (brutos) para viabilizar sua produção. À comissão de seleção está reservada a decisão acerca da quantidade de projetos a serem premiados, bem como dos orçamentos disponíveis à sua realização. O desenvolvimento dos projetos será acompanhado pela equipe curatorial de O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, visando a potencialização dos projetos em todos os seus aspectos e a elaboração de ensaio sobre os trabalhos realizados. Serão aceitas inscrições de interessados de qualquer localidade, cujos documentos e materiais complementares sejam enviados até a 0h do dia 24 de janeiro de 2016.

 

Inscrições

As inscrições estão abertas entre os dias 24.11.2015 e 24.01.2016 e são realizadas mediante:

  1. Preenchimento de ficha de inscrição disponível para download logo abaixo
  2. Envio da ficha preenchida e de projeto descritivo (com no máximo 15 mil caracteres) pelo e-mail obscuroficharioconvocatoria@gmail.com
  3. Envio de orçamento do projeto
  4. Envio de material complementar (links, videos, portfolio, etc) pelo e-mail obscuroficharioconvocatoria@gmail.com

 

A equipe de O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos está disponível para quaisquer esclarecimentos e consultas ao longo do período de inscrições desta convocatória através do e-mail obscuroficharioconvocatoria@gmail.com

Questões não previstas na convocatória também serão tratadas através do e-mail indicado.

 

Equipe curatorial | Clarissa Diniz e Gleyce Heitor

Comissão de seleção | Clarice Hoffmann, Clarissa Diniz, Daniela Brilhante, Durval Muniz de Albuquerque Junior, Gleyce Heitor e João Vieira Jr.

 

Formulário de Inscrição 

 

Download

Compartilhe: