Ruth Fernandez de Castro
Ruth Fernandez de Castro ou Ruth Nunes Fernandez nasceu no Rio de Janeiro no dia 20 de novembro de 1915.
Com seu esposo Eurico Veiga de Castro, formava a dupla de bailarinos acrobáticos Les Erc. Eram chamados de as estátuas que dançam e sobre eles, o jornal carioca “A Noite” publicou as seguintes palavras em 1945, quando realizavam temporada em uma casa de espetáculos local:
O repouso da imortalidade desceu sôbre os jestos imóveis. Há a grande paz do eterno nas frontes, nas mãos, nos joelhos. Mas a música da primavera acorda os corpos das “girls” para a dança de todas as cores. E o baile tem a graça das flores, brotando, entregando-se à luz. As estátuas dançam também. E Les Erc vivem com tanta beleza o despontar do mármore para a vida que a platéia do Atlântico se ergue como uma alma única sacudida pela mesma poderosa emoção.
Quando Ruth Fernandez de Castro foi fichada pela DOPS/PE em novembro de 1947, o casal se apresentava no Teatro de Variedades da Festa da Mocidade, onde, segundo o “Diario da Manhã”, executavam perigosos números.
Outra vertente de atuação do casal encontrava-se no esporte: uma edição do “Jornal dos Sports”, em 1937, noticiava a realização de uma noite de cocktail esportivo na Academia Gracie de Jiu-Jitsu. Na ocasião, a dupla exibiu um número inédito de acrobacia, representando o Clube de Regatas do Flamengo, o que arrancou applausos da numerosa plateia.
Jornal dos Sports (RJ) 06.11.1937 BNDigital
A Noite (RJ) 13.06.1945 BNDigital
Revista da Semana 30.06.1945 BNDigital
Diário da Manhã (PE) 28.11.1947 Apeje / Cepe
Compartilhe: