Ricardo Lima Tavares

Ricardo Lima Tavares, conhecido na vida artística como Maruim, nasceu em Pernambuco entre 1915 e 1916.

Foi registrado pela DOPS/PE em 1941. Segundo sua ficha, Ricardo trabalhava como cantor no Casino Império, estabelecimento que funcionou na cidade do Recife no início da década de 1940. Naquela época, tinha 25 anos, era solteiro e residia no Recife.

Na década de 1950, Ricardo Lima Tavares continuou atuando como cantor e passou a usar o nome artístico de Maruim. Foram encontrados indícios de que já nessa época, Ricardo era um artista nacionalmente conhecido. Uma nota publicada em junho de 1955 na “Revista do Rádio” divulgava que o sambista Maruim, cujo verdadeiro nome é Ricardo Lima, […] é autor de vários cocos nordestinos e descobridor de talentos, além de ter sido um elemento de valor na antiga PRC-6, Rádio Difusora da Paraíba.

Maruim também atuou como compositor de dezenas de músicas, algumas das quais compostas com o músico paraibano Jackson do Pandeiro. As músicas “Véspera de dia de São João” e “Três pedidos” são exemplos dessa parceria. O próprio Jackson foi interprete de várias composições de Maruim, como “A imagem do cão”, “Scratch de ouro” e “Iê, Iê, Iê do Cariri”. Moreira da Silva, conhecido como Kid Moringueira, foi outro intérprete de Maruim, tendo gravado a música “Cardápio Chang-Wu” em seu LP “Malandro em sinuca”. Dentre os cocos criados pelo compositor, destacam-se as composições “Meu coco chegou”, “Coco dos medalhões” e “Que coco é esse?”.

 

Para ouvir Maruim

No site do Instituto Moreira Salles, estão disponíveis algumas composições de Maruim, entre as quais o samba “O desordeiro”, registrado por Jackson do Pandeiro no início dos anos 1960.

http://bit.ly/1ORittZ

 

Também é possível ouvir gravações de Maruim em podcast no site Soundcloud:

Coco dos medalhões (1956): https://soundcloud.com/samuel-freitas/coco-dos-medalh-es-Ricardo

 

Compartilhe: