Paul Biró

Paul Biró, conhecido na vida artística como Paul, nasceu em Tapiosuly, na Hungria, no dia 20 de abril de 1892.

Chegou ao Brasil com sua esposa Maria Biró, sua partner na dupla de bailarinos acrobatas Yola and Paul. Ambos chegaram no Brasil pouco antes da Guerra, em 1937, depois de se apresentarem em vários países da Europa, no Cairo e na América Latina.

Em 1939, Paul e Yola foram fichados na DOPS/PE quando estiveram no Recife para se apresentar na Exposição Nacional de Pernambuco. Sua temporada teve início em 1º de janeiro de 1940, alcançando grande sucesso. De acordo com a imprensa da época, não eram artistas medíocres como muitos do gênero que vinham alcançando certa projeção na cidade. Segundo Yola, em entrevista concedida ao “Diario da Manhã”, em cada lugar por onde passava, a dupla procurava estudar suas danças locais, sendo que no Recife, Yola chegou a aprender alguns passos de maracatu.

As notificações de trânsito do artista pelo país, verificadas junto ao consulado brasileiro em Buenos Aires e à Delegacia Especializada de Estrangeiros (DEE), são controversas. Assim como sua esposa, Paul teve diferentes registros, entre temporários e permanentes, que variam no tempo: o primeiro visto datava de 24 de abril de 1939, concedido em Buenos Aires. No dia 25 de março de 1940, há registro de “permanência definitiva”, sendo que poucos meses depois, em setembro, notificava-se que Paul residia em São Paulo, mas estaria no Rio resolvendo sua legalização no país. Em 1943, constavam dois registros: um, em novembro, afirmava o seu regresso ao Uruguai (para onde viajara no início daquele ano) em “caráter permanente”, mas um mês depois, em dezembro, encontra-se novo registro de permanência temporária. Sobre essa questão, veja também a ficha de Maria Biró.

 

Compartilhe: