Mauricio Tajman

Mauricio Tajman, também conhecido como Maurice Tamara, nasceu no dia 18 de junho de 1915 na Argentina.

Mauricio Tajman teve seus dados pessoais registrados pela DOPS/PE quando trabalhava na Festa do Rubi, promovida pelos estudantes da Faculdade de Direito do Recife. Declarou exercer a profissão de ator. Em sua ficha de registro, não há menção a data da ocorrência. Todavia, com base em sua data de nascimento informada na documentação consular, calcula-se que o registro da DOPS/PE tenha sido produzido entre os anos de 1942 e 1943. Ao chegar ao Recife, o artista era casado e tinha 27 anos de idade. Procedente do Rio de Janeiro, residiu no Palace Hotel durante sua temporada pela capital pernambucana.

Nos jornais, foram encontradas informações sobre outros trabalhos de Maurice no Brasil. Em meados dos anos 1950, foi um dos principais nomes da Companhia Argentina de Revistas, que se apresentava no Teatro Follies, no Rio de Janeiro. No musical “Buenos Aires à vista”, o artista atuou como ator, além de ter sido um dos autores do espetáculo, redigido também por Marcos Bronenberg e Roberto Garcia Ramos, segundo informações da imprensa carioca.

Com várias passagens pelo Brasil, os documentos consulares do artista indicam que ele esteve no país nos anos de 1942 e 1949. A partir de 1950, teve seu visto de permanência definitiva. Mas os registros consulares afirmam que na década de 1960, o artista morava na Argentina. Sua última passagem pelo país, registrada em 1962, diz que Maurício veio ao Brasil como turista.

 

Compartilhe: