Maria Gregoria Aranda
Maria Gregoria Aranda, conhecida na vida artística como Perla, nasceu na Argentina, no dia 01 de junho de 1925. Embora seu visto, emitido pelo consulado brasileiro naquele país, informe como local de nascimento a cidade de Navarro, sua ficha na DOPS/PE, emitida em janeiro de 1950, indica a cidade de Buenos Aires.
Perla foi fichada junto com outros artistas da Companhia Internacional de Revistas, Mágicas e Atrações Mundiais Richardi Júnior. Bailarina e cantora, Perla integrava o elenco do grupo, que cumpriu temporada na cidade com a revista “Rapsódia mágica”, cuja estreia se deu no Teatro do Derby. No mês seguinte, a trupe prosseguiu em cartaz, desta vez, no Teatro de Emergência Almare, onde apresentou a revista fantasista “Magia e ritmos”.
A Companhia Richardi Júnior contava com um corpo de vinte girls e um total de quarenta artistas, segundo nota de divulgação publicada no “Diario de Pernambuco” durante sua passagem pelo Recife. Seu repertório de variedades incluía números musicais, ilusionismo e canto.
Apesar de ter voltado para a Argentina por um tempo, ainda na década de 1950, Perla retorna ao país, vindo a trabalhar no Rio de Janeiro e em Curitiba. Sua carreira envolve ainda atuações no cinema e na televisão. Depois de algum tempo, Perla abandonou sua carreira e tentou outras profissões. Em anos recentes, morou no Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, onde faleceu em julho de 2011.
Ficha Consular - Frente Setembro de 1949 Arquivo Nacional
Ficha Consular - Verso Setembro de 1949 Arquivo Nacional
Registro de Estrangeiros -Frente Maio de 1950 Arquivo Nacional
Registro de Estrangeiros - Verso Maio de 1950 Arquivo Nacional
Compartilhe: