Martin Navarro Amargos

Martin Navarro Amargos era natural de Valencia, Espanha. Nasceu no dia 04 de novembro de 1909.

Navarro Amargos atuava como bailarino ao lado de sua esposa, Josefa Romero Calamuig. Na vida artística, eram conhecidos como o Duo Romero-Navarro. Hospedados no Palace Hotel e contratados para realizar apresentações na Festa da Mocidade, foram abordados pela DOPS/PE em novembro de 1943.

De acordo com o depoimento dos dois artistas, encontrado entre os documentos do prontuário funcional dedicado à Festa da Mocidade, em 1936, quando estourou a guerra civil, deixaram a Espanha. Seguiram para Casa Blanca, depois para Argel e dali para Marseille, indo logo após para Paris. Em 1939, embarcaram para Buenos Aires, trabalharam em Santiago, no Chile, indo depois para a Bolívia e para o Peru, retornando para a Bolívia e, finalmente, penetrando no Brasil, por Corumbá, no Estado do Mato Grosso. Artistas desde muito jovens, afirmaram explorar o ramo de bailarinos internacionais fantasistas e que ambos eram de coração aliados e tudo fazem pela Vitoria das Nações Unidas. No Brasil, já haviam trabalhado em todos os estados da região Sul, São Paulo – onde residiam no tempo do fichamento em Recife – Minas Gerais e Pará.

Martin, segundo sua ficha de classificação consular, possuía visto de permanência definitiva no Brasil quando foi residir em Corumbá, no ano de 1940.

Josefa Calamuig é com quase toda certeza uma das centenas de fichas perdidas iniciadas entre as letras A e L do conjunto de verbetes que deu origem a esta pesquisa.

 

Compartilhe: