Milton Gama

Milton Gama, nome de batismo de Milton Malagueta, nasceu na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, possivelmente, entre 1919 e 1920.

Foi registrado pela DOPS/PE como cantor quando tinha vinte e dois anos de idade. Procedente do Rio de Janeiro, informou que trabalhava na Radio Club de Pernambuco. Sua ficha não tem data de registro. Entretanto, a julgar pela fotografia do artista anexada ao documento (datada de 1 de agosto de 1941) e pela sequência numérica do prontuário, é provável que Milton tenha sido fichado pela delegacia em 1942.

De acordo com os jornais locais, o artista apresentou-se sob o nome artístico Milton Malagueta na IV Festa da Mocidade, ocorrida no Recife. O cantor venceu o Concurso de Calouros que, segundo a imprensa local, foi um tremendo sucesso: Milhares de pessôas compareceram ao recinto do certamen universitário e applaudiram com entusiasmo o desfile dos 44 candidatos que, apresentados por Ary Guimarães e Salomão Absalão, executaram os respectivos números, narra o “Diario da Manhã”. A premiação rendeu a Milton Gama outros espetáculos bastante apreciados pelo público do evento, incluindo o direito de se apresentar por 10 dias no Teatro de Variedades da festa, onde entoou, com muito sucesso, números musicais como o samba “Direito de pecar”.

 

Compartilhe: