Otacilio Lins das Neves
Otacilio Lins das Neves, conhecido na vida artística como Zé Viola, nasceu no Recife, capital de Pernambuco, em 06 de setembro de 1918.
Em nota publicada pelo “Diario de Pernambuco” no dia 29 de dezembro de 1945, o nome de Zé Viola é citado entre as atrações que, no dia seguinte daquele ano, realizariam festival em benefício das festas de ano bom da Vila dos Tranviarios, no palco do teatro armado na praça Mauá, local da Festa.
O nome do artista é citado novamente pelo “Diario de Pernambuco” na coluna “De Olinda”, publicada no dia 05 de maio de 1946. De acordo com a nota, intitulada “Show no Cine Olinda“, em homenagem ao prefeito desta cidade e varias famílias, o ator, Gilberto Rodrigues levará a efeito, hoje, às 18 horas, no Cine Olinda, o seu festival de despedida da terra pernambucana. Para este festival foi originado variado programa com elementos de destaque do nosso meio artístico, entre os quais, a sambista Maria Celeste, Ada Neusa, J. Bosam, H. Soares, Valdir de Souza, Luiz Bandeira, a dupla Venâncio e Corumba e Zé Viola.
Registrado pela DOPS/PE no dia 04 de outubro de 1946 como artista teatral, Zé Viola indicou como endereço de residência a Avenida Norte, 4942, no bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife. Não há nenhuma indicação do seu local de trabalho por ocasião do seu registro. O artista foi fichado pela policial local no mesmo dia das bailarinas Zilda Camila da Cruz e Maria Helena Gadea.
Não foram encontradas mais informações a respeito das atividades artísticas desenvolvidas por Zé Viola.
Compartilhe: