Sixto Argentino Gallo

Sixto Argentino Gallo, conhecido na vida artística como Argentino Gallo, nasceu em Entre Ríos, Argentina, no dia 21 de novembro de 1930.

Artista ligado às atividades circenses, atuou em pelo menos dois circos: o Circo Coliseu Argentino e o Circo Hispano-Americano, onde compunha, com seu irmão Américo Orlando, a dupla Irmãos Gallo. Considerados uma das mais importantes atrações daquele circo, eram descritos como os menores homens do mundo e a alegria da petizada.

Sixto teve seus dados pessoais registrados pelo DOPS/PE quando o Circo Hispano-Americano foi armado na Festa da Mocidade em outubro de 1950. Durante sua passagem pelo Recife, noticiava o “Jornal Pequeno”, os Irmãos Gallo se apresentaram também no Clube Internacional do Recife. Segundo reportagem publicada pelo “Diario de Pernambuco”, os Irmãos Gallo eram famosos equilibristas e comicos excêntricos, tendo realizado vitoriosas apresentações em nosso país (…).

Prova disso é que a dupla já havia estado no Brasil em 1948, visitando a cidade do Rio de Janeiro, na ocasião como parte do elenco do Circo Coliseu Argentino. Sua chegada à cidade foi anunciada pelo “Jornal dos Sports” com uma foto destacada da dupla, cuja legenda informava que os menores anões do mundo divertirão os espectadores com suas diabruras muito próprias de ‘gente pequena’.

 

 

Compartilhe: