Palace Hotel

Palace_Hotel-detalhe

Diário da Manhã, 01.08.1933. APEJE-CEPE

 

Na praça Maciel Pinheiro, 830, esquina com a Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, estava o Palace Hotel, que abrigou mais de duas dezenas de artistas registrados pela DOPS/PE. Brasileiros e estrangeiros, declaravam o hotel (de propriedade de Domingos Magalhães, dono ainda do cabaré-cassino Taco de Ouro, do Hotel Alliança e do Hotel Central) como residência no Recife. Entre os não-brasileiros, estavam os espanhóis Marina Crespo, Solidade Lopez e Martin Amargos Navarro, hospedado com sua esposa, Josefa Calamig, exilados da Guerra Civil em seu país; os cubanos Salvador Cadernas e Olga Benitez; a italiana Zaira Bianchi, que atuou junto ao grupo Gente Nossa; a húngara Margarida Weisz e o argentino Mauricio Tajman. Há ainda registros de estrangeiros de outras profissões, como a professora Mlles. Angeline Ladevése, antiga professora do Instituto Rudy de Paris, que anunciou lições de francês e aulas particulares para alunas, fornecendo como endereço para contato o do Palace Hotel do Recife (“Jornal Pequeno”, 20.11.1931).

Para o estabelecimento, a DOPS/PE produziu o prontuário funcional 78-D. O mesmo é composto por duas listagens contendo possivelmente a relação dos hóspedes do hotel e seus respectivos quartos nos dias 21 e 22 de novembro de 1946. A pesquisa aos periódicos pernambucanos revelou algumas informações sobre o estabelecimento. Nos anúncios do jornal “A Província”, o hotel foi referido como uma casa de primeira ordem (05.01.1930). Em outra notícia, o local anunciou que dispunha de quartos com água corrente, instalações elétricas e telefônicas, além de um serviço culinário à altura (“Jornal do Recife”, 01.08.1933). Ainda de acordo com essa fonte, mencionou-se que o estabelecimento era a hospedagem preferida dos viajantes do Brasil e estrangeiros.

O Palace Hotel também foi um espaço para a realização de reuniões e confraternizações. Em 1948, reuniram-se para um almoço alguns amigos do escritor José Carlos Cavalcanti Borges, por motivo do aparecimento do seu novo livro ‘Padrão G‘. Na ocasião, compareceram ao encontro o escritor Luiz Delgado, o bacharel Odilon Nestor, Otávio de Freitas, o jornalista Mauro Mota, o poeta Austro Costa, Nilo Pereira e o escritor Silvino Lopes, entre outros (“Jornal Pequeno”, 10.11.1948).

Compartilhe: