Fox Film do Brasil
Presente no Brasil desde meados de 1920, a Fox Film do Brasil teve, em 1925, um escritório no Recife (também outro no Rio de Janeiro, inaugurado em 1923). A principal atividade da empresa norte-americana em solo brasileiro era a importação e distribuição de filmes, assim como a venda de material cinematográfico. Os negócios eram lucrativos e logo veio a expansão: em 1940, a empresa possuía escritório também em Juiz de Fora (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
A DOPS/PE produziu um diminuto prontuário intitulado Fox Film do Brasil. A única evidência documental preservada refere-se a um cartão de visita sem data e aparentemente datilografado, no qual está inscrito: Heinz Dieter Grund c/o Fox Film do Brasil.
Representante da Fox, Heinz Dieter Grund era casado com a brasileira Regina Beres Grund e tinha dois filhos nascidos no Brasil. Morou no Recife de 1938 até 1943. Voltou para a capital pernambucana em 1948, depois de residir em outras cidades brasileiras. No prontuário individual produzido pela DOPS/PE a seu respeito, sabemos que Heinz, judeu alemão, “vive muito retraído, frequentando em Recife quase exclusivamente famílias israelitas” e locais como o Clube Internacional e a Associação Cultural de Música Israelita. Dizia ainda que ele tinha opinião política democrática e fazia leituras biográficas e científicas.
Prontuário Funcional 261-D Capa Fundo DOPS/PE - Apeje
Prontuário Funcional 261-D Doc 01 Fundo DOPS/PE - Apeje
Compartilhe: