Perpétuo Henrique da Silva

Perpétuo Henrique da Silva, conhecido no mundo artístico como Perpétuo Silva, nasceu em Lisboa, Portugal, em 30 de março de 1910.

Ator, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em companhias de teatro, participando também de produções do cinema nacional.

Na década de 1940, Perpétuo fez parte do elenco da Companhia Dercy Gonçalves, que estreou no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, com a peça “Sinhô do Bonfim”, de Luís Peixoto. Ao lado dos atores Mesquitinha e Natara Ney, compôs o Trio Gargalhada, uma das atrações da Rádio Tamandaré no início dos anos 1950.

Entre os principais trabalhos do ator no cinema, destacam-se os filmes “Esta é fina” (1948), “Malandros em quarta dimensão (1954), “Genival é de morte” (1956), “Com jeito vai” (1957), entre outros.

O artista foi registrado pela DOPS/PE no dia 14 de fevereiro de 1949. Procedente da cidade de João Pessoa, declarou o Teatro de Santa Isabel como local de trabalho durante sua permanência no Recife. Informou que era solteiro e tinha instrução secundária.

Nessa ocasião, os jornais pernambucanos informaram que o ator compunha o elenco da Companhia Brasileira de Operetas Irmãos Celestinos, que levou ao palco do Teatro de Santa Isabel um repertório com 10 encenações, dentre as quais, “A viúva alegre”, de Franz Lehar, e “A casa das três meninas”, de Schubert.

 

Compartilhe: