Nancy Veiga

Nancy Veiga nasceu no Rio de Janeiro entre 1912 e 1913.

Em janeiro de 1938, Nancy Veiga, foi contratada para trabalhar no Casino Chantecler, no Recife, onde se apresentou ao lado da jazz band Os Almirantes Jonas no evento de inauguração da casa. Nessa ocasião, foi fichada pela DOPS/PE. Algum tempo depois, em junho de 1939, a artista voltou a se apresentar na mesma casa de espetáculos.

Uma nota publicada pelo jornal carioca “O Radical”, em 20 de dezembro de 1933, destaca a incursão de mulheres da sociedade carioca no ambiente radiofônico, a exemplo de Nancy Veiga, como um movimento de renovação, que ajudou a quebrar preconceitos:

O broadcasting carioca está de parabéns com a adhesão de mais um elemento da nossa sociedade que, não resistindo às seducções do microphone, estreou há dias na Rádio Guanabara. Trata-se da distincta sra. Nancy Veiga, elemento de real destaque na vida social da cidade, que acaba de entrar para o número daquellas que há muito, quebraram os archaicos laços de um preconceito sem causa justificada que a sociedade nutria pelo teatro e pelo rádio.

Lygia Sarmento, Sônia Barreto, Gilda de Abreu, Laura Suarez, Carmen Miranda, Heloísa Helena, Madelou de Assis, Arlette Souza, Zezé Fonseca, Lenita Souza e muitas outras, cujos nomes nos escapam no momento, formam essa pequena legião desse movimento renovador e que trocaram a alegria dos salões pelos encantos da ribalta, umas, e dos studios, outras, para contribuírem com uma parcela do que aprenderam para a educação artística do nosso povo. É para essa legião que acaba de ingressar a senhora Nancy Veiga.

Mais algumas deverão vir para aumentar o número dessas abnegadas.

Ainda bem….

 

 

Compartilhe: