Errol Flynn

Errol Leslie Thomson Flynn, conhecido no mundo artístico como Errol Flynn, nasceu em Hobart, Austrália, em 20 de junho de 1909. Radicado nos Estados Unidos, obteve cidadania naquele país em 1942.

Conhecido mundialmente como ator hollywoodiano, Errol Flynn passou apenas uma noite na cidade do Recife, mas entrou para os arquivos da DOPS/PE. Entre os documentos existentes no prontuário individual 1031, aberto a seu respeito pela polícia local, constam dados sobre sua nacionalidade, que aparece como alemã, e sobre sua profissão, indicada como piloto militar.

No dia 04 de julho de 1940, o então Major Filinto Müller, chefe da polícia política da Ditadura de Vargas, solicitou ao Secretário de Segurança Pública de Pernambuco, Etelvino Lins, informações sobre a passagem do ator por Recife. No memorando, Müller argumenta que precisava confirmar ao Estado Maior, em caráter confidencial, se procedia a notícia de que Flynn teria reconhecido, na cidade, pilotos alemães que haviam participado da guerra na Espanha.

Em resposta a Filinto Müller, Lins confirma a presença de Errol Flynn em trânsito no Recife, durante vôo de Miami para o Rio de Janeiro. Afirma que o ator se hospedou no Grande Hotel, onde também se encontravam três alemães da companhia aérea comercial Lufthansa: o piloto Dietrich Trauer e os radiotelegrafistas Alfred Lipke e Rudolf Alfred Max Kuttula, que logo seguiram para Natal e Europa. O documento não menciona se a fonte dessas informações teria sido realmente Errol Flynn ou se esses nomes foram obtidos através do registro no hotel.

No mesmo ano, foi expedida sua ficha consular no Rio de Janeiro, havendo outro registro no ano de 1954.

Coincidência ou não, dois anos antes, o “Diario da Manhã” de 06 de março de 1935 veiculara uma nota intitulada “Astros Comunistas”, na qual afirmava que Flynn era suspeito de comunismo pela polícia norte-americana, e que Hollywood era um foco de comunistas. Os atores supostamente enviariam parte de seus salários para a Rússia e Espanha Vermelha, e Flynn teria ido pessoalmente entregar quantias de dinheiro para esta última, a fim de ajudar o socorro vermelho.

Errol Flynn faleceu na cidade de Vancouver, no Canadá, em 14 de outubro de 1959, aos 50 anos de idade.

 

Compartilhe: