Manoel da Silva Junior

Manoel da Silva Junior, mais conhecido como Manoel Rocha, nasceu em Portugal entre 1898 e 1899.

Era ator e esteve no Recife como integrante da Companhia Renato Vianna e seu teatro, entre março e maio de 1938, para realizar espetáculos teatrais no Teatro de Santa Isabel.

Manoel Rocha foi registrado pela DOPS/PE no dia 06 de abril de 1938. Informou que utilizava tal nome no exercício da profissão. Procedente do Rio de Janeiro, o artista informou como residência na capital pernambucana a Pensão Palácio, localizada na rua da Concórdia. Naquela época, contava com quarenta e nove anos de idade.

A Companhia Renato Vianna inaugurou a temporada teatral com a peça “Deus”, de autoria de seu dramaturgo e diretor. Durante sua permanência na capital pernambucana, os jornais recifenses publicaram diversos anúncios e matérias sobre os espetáculos do grupo, tendo sido Manoel Rocha mencionado pelo “Diario da Manhã” como um dos seus principais atores. Durante a referida turnê, Manoel Rocha e o ator Jorge Diniz produziram um festival no Teatro de Santa Isabel em homenagem ao cônsul português. Nessa ocasião, apresentaram comédias como a peça “Conheci uma espanhola”, de Eurico Silva e Humberto Cunha, além de atos teatrais de variedades, nos quais Manoel Rocha recitava versos humorísticos.

O ator participou ainda de dezenas filmes no Brasil, entre eles, as produções “O descobrimento do Brasil” (1937), “O dia é nosso” (1941), “Berlim na Batucada” (1944) e “O ébrio” (1946).

 

Compartilhe: