Maria Eugenia Peña de Fernandez

Maria Eugenia Peña de Fernandez (anteriormente y Carbajo) nasceu em Havana, Cuba, no dia 30 de dezembro de 1929.

Integrava a Companhia de Mágicas e Maravilhas Fú-Manchú, que, pegando carona em uma popular série de livros e filmes em torno de um mágico criminoso chamado Fú-Manchú, fazia uma turnê pela América Latina apresentando um show de mágica e ilusionismo.

Maria Eugenia Peña de Fernandez foi fichada pela DOPS/PE em junho de 1948, mês em que a Companhia iniciou temporada no Recife. Exatamente um ano depois, em junho de 1949, ainda integrante do mesmo grupo, solicitou à Delegacia Especializada de Estrangeiros (DEE) a prorrogação de sua estadia no país por mais 90 dias. Aparentemente, a licença foi permitida, porém, não foram encontradas notícias sobre sua presença nos palcos brasileiros a partir de então.

Um mês antes do grupo estrear no Teatro de Santa Isabel, em maio de 1948, a divulgação da Companhia, publicada pelo “Diario de Pernambuco”, garantia que era o próprio Fú-Manchú do cinema que o público veria em Recife. Afirmava-se que o mais famoso e imitado mágico do mundo (…) abandonara recentemente uma carreira de sucessos cinematográficos, atraído pela movimentação da vida cênica, onde melhor poderia estar em contacto com a numerosa legião de fans que conta em todo o universo.

Simultaneamente à temporada da Companhia no Recife, os cinemas locais exibiam “Os Tambores de Fú-Manchú”, uma das séries feitas em torno do mágico.

 

Compartilhe: